Batismo

NORMAS PASTORAIS PARA OS BATIZADOS

O sacramento do Batismo deve ser celebrado nas paróquias pertencentes aos batizandos, onde ele e seus pais são parte integrante da comunidade.

Não basta apenas querer batizar o filho(a) ou afilhado(a) nesta ou naquela Igreja, é preciso estar atento para os requisitos que são exigidos de acordo com as normas do Direito Canônico e desta Paróquia:

.

PARA A REALIZAÇÃO DO SACRAMENTO DO BATISMO É NECESSÁRIO ATENDER ÀS SEGUINTES CONDIÇÕES:

1- Requisitos básicos:

1.1- Se o batizando residir fora de nossa Paróquia é preciso apresentar a transferência, concedida pelo Pároco de onde residem seus pais ou o batizando se este for adulto.

1.2- Para crianças com até sete anos incompletos, é necessário a preparação dos seus pais e padrinhos.

1.3- Para crianças de sete a quatorze anos, é necessário a preparação desta, que é feita juntamente com a catequese para a 1ª eucaristia, no período de dois anos, no fim do qual, receberá o sacramento do Batismo e consecutivamente o da Eucaristia.

1.4- Para os jovens com mais de quinze anos e adultos, é necessário a preparação destes, que é feita juntamente com a preparação para o Sacramento do Crisma, no período de um ano, no fim do qual, receberá o Sacramento do Batismo, da Eucaristia e do Crisma consecutivamente.

1.5- Os pais e padrinhos devem ser católicos e já terem recebido os Sacramentos do Batismo, Eucaristia e Crisma.

 

HORÁRIOS E LOCAIS:

1. A preparação de pais e padrinhos é ministrada todos os sábados às 09:00 no Centro Comunitário da Pituba. Alameda Verona, Nº 158 – PITUBA (rua de saída do Parque Júlio César para a APAE MAPA DE LOCALIZAÇÃO

2. O Sacramento do Batismo é celebrado todos os SÁBADOS às 10:00 na nossa igreja.

3. O agendamento do Batizado é feito também aos sábados no Centro Comunitário da Pituba das 9:00 às 11:00 com a Pastoral do Batismo.

4. Os casos especiais, por motivos justos, serão administrados pelo nosso Pároco.

.

.

.