Pastoral do Empreendedor

Com o objetivo de evangelizar e divulgar a ética cristã inclusive dentro das empresas, a Paróquia Nossa Senhora da Luz inova com a criação da Pastoral do Empreendedor, inédita no Brasil.

Partindo da ideia de que vida cristã e vida profissional podem e devem seguir juntas, a Pastoral do Empreendedor, mais novo instrumento de evangelização da PNSLuz, busca conscientizar empregadores de que podem, de forma ética, administrar os seus empreendimentos, visando a Jesus, como exemplo maior de empreendedor de sucesso. Por meio da Palavra, que prega “Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus”, a Pastoral busca mostrar que, quando se trabalha com honestidade, tudo caminha bem e, consequentemente, o retorno finaceiro chegará por acréscimo.

A Pastoral surgiu de uma inspiração de Frei Rogério, após a leitura do documento 94 da CNBB (Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, 2011-2015), que sugere que a Igreja dê uma atenção especial aos empreendedores cristãos. O desejo foi confirmado após a realização, em novembro de 2011, do I Encontro de Católicos Empreendedores de Salvador, no Hotel Fiesta, para mais de 200 pessoas, tendo como palestrante o Pe. Joãozinho. A partir do sucesso deste evento, foi possível perceber o quanto os empreendedores católicos estavam necessitados de um espaço na igreja para trocarem suas experiências, angústias, ideias e se fortalecerem na fé em Cristo.

“Acreditamos que todo empreendedor é criativo e entusiasta, e deseja no seu íntimo ajudar ao próximo. Um dos nossos objetivos, além de ajudá-lo, é facilitar sua participação nos projetos sociais da nossa Paróquia”, afirma Ricardo Vencato, coordenador da pastoral.

Não último dia 05, a Pastoral foi oficialmente lançada à comunidade, durante a realização da Santa Missa para Empreendedores. O evento, que se repetirá sempre na primeira terça-feira de cada mês, às 19:30, na Igreja, contou com a participação de empreendedores cristãos paroquianos e não-paroquianos. Cerca de 200 pessoas agradeceram e pediram bênçãos para suas empresas, em uma celebração repleta de surpresas.
.

Texto: Danilo Santiago

.

.

.